quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Quando um não quer, dois não beijam!



Hoje fiquei sabendo por uma cliente, que é fã da Saga Crepúsculo, que os personagens principais do filme Kristen Stuart e Robert Pattinson haviam reatado o relacionamento. Como grande fã, ela torcia para a reconciliação do casal e ficou super feliz por Robert ter perdoado a traição da namorada.

Na mesma hora tive a idéia de escrever sobre a traição e o perdão e compartilhei com ela meu desejo. Ela achou “super bacana”, como ela mesma disse “me inspirar a escrever”. Eu também fico feliz em ter clientes que me inspiram.... 

Não sei se a informação da reconciliação procede. Afinal, nem tudo que lemos na internet ou nas capas de revista são informações confiáveis. Mas resolvi dar uma olhada nas informações anteriores que haviam circulado sobre o término do relacionamento dos dois.

Era mais ou menos o que eu já havia ouvido mesmo. Kristen que namorava Robert o traiu com o diretor do filme em que a atriz era protagonista. Por serem famosos, essa informação, somada as fotos, (“as provas do crime”), transformaram um problema íntimo e pessoal de um casal em uma história pública. Infelizmente é o preço que se paga pela fama: exposição e privacidade zero! Mas lendo aquilo tudo, desisti de falar do que eu havia inicialmente pensado. Meu foco mudou... meu choque mudou meu foco!

O que me chamou a atenção, definitivamente, não foi a traição em si. Foi o fato das pessoas terem “apedrejados” somente a atriz. E o diretor nessa história?

Vi na internet blusas sendo vendidas com frases “Kristen is a trampire”, que traduzindo seria algo como “Kristen é uma vampira vagabunda” e “Kristen is a cheater”, que significa “Kristen é uma traidora”. Tudo bem, de fato ela traiu o namorado e traição não é uma atitude honrosa. Mas ela não traiu sozinha. Por que o diretor (em reportagem nenhuma que eu li) não foi tachado, esculhambado, e etc. como fizeram com a moça? Por que ninguém fez uma blusa escrita, pelo menos, “Rupert é um sacana”?

Não sou a favor das camisetas (não mesmo!), nem de nenhum tipo de atitude maldosa que ridicularize as pessoas, principalmente em momentos de fragilidade e sensibilidade. Não cabe a ninguém julgá-los por suas atitudes, afinal ninguém sabe quais os motivos os levaram a isso... O meu choque foi ver a reação em massa ter se voltado SOMENTE para ELA!

Kristen não traiu sozinha. O diretor, Rupert Sanders, é casado e tem dois filhos. E em momento nenhum foi criticado por sua infidelidade e deslealdade.

É mais chocante para as pessoas uma garota de 21 anos trair o namorado do que um pai de família trair a esposa? “Ah claro, ele é homem!”, deve ser a resposta de alguns... Sério? Em pleno século XXI as pessoas ainda pensam que o homem que trai é o garanhão e a mulher que trai é a safada? Traição é traição, a intenção e a atitude independem do sexo. E se as pessoas se acham no direito de julgar, condenar e criar frases em camisetas, esperaria pelo menos que os dois recebessem a mesma “punição”. Assim, pelo menos, a revolta seria contra o ato de trair e não ao ato de uma mulher trair.   

E provavelmente o “massacre” não parará por aí. Se Robert, de fato, tiver reatado o namoro com Kristen, as pessoas também vão julgá-lo. A bola da vez será ele...E mais revistas serão vendidas. Alguns acharam a atitude dele madura, nobre e que o amor verdadeiro prevaleceu. E o resto das pessoas? Bem, se bobear não demora muito e estarão lançando uma blusa escrita “Robert é um corno manso”. Afinal, "homem que é homem não perdoa", não é isso que dizem?!

Por que escrevi isso tudo? Porque acredito na nova geração! E são os adolescentes, principalmente, que quero que reflitam com esse texto. Afinal, Kristen e Robert são estrelas do público adolescente. E a minha esperança, meu real desejo, como pessoa e como psicóloga é que as novas gerações sejam menos machistas e moralistas. Espero que o mundo evolua! E não vai ser lendo matérias desse tipo e outras do mesmo nível que os adolescentes passarão a ter um novo tipo de comportamento no colégio, nas baladas, ou na pracinha do bairro. Depois, essas mesmas pessoas que julgam, estarão se indignando pelos mal tratos que sofrem ou que vêem seus filhos sofrerem no convívio social. E isso teve influência de onde mesmo?

O objetivo inicial era falar sobre traição, sobre o efeito que isso causa na relação, sobre as possibilidades que isso traz ao casal, sobre o perdão. Mas isso vai ficar para outro post. Não poderia deixar de expor meu manifesto a favor de respeito igual para meninas/mulheres e meninos/homens!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário