sexta-feira, 20 de julho de 2012

O fim da barriga inchada


Sensação de inchaço... qual mulher nunca passou por isso?! Braços e pernas inchadas, seios sensíveis, cólicas, etc. Sintomas comuns ao universo feminino por serem, muitas vezes, reflexo de uma tensão pré-menstrual. Além da TPM, o estresse diário, assim como uma refeição mais pesada também podem causar tais sintomas. O que pode ser novidade para alguns é que o inchaço também pode ser causado ao ingerimos alimentos que nosso organismo não digere bem.

Lendo o blog do médico nutrólogo, Dr. Marcos Mundim, aprendi um pouco mais sobre isso e vou compartilhar aqui. Essa mesma semana eu reforcei a importância em cuidarmos da mente para evitar que uma dor psíquica se manifeste fisicamente, Mas, cuidar do corpo também é fundamental para o bem estar e equilíbrio. Mente sã, corpo são.

Segundo o Dr. Mundim, a intolerância alimentar ocorre porque, ao chegarem ao estômago, algumas substâncias não são parcialmente ou totalmente absorvidas, e ao se acumularem provocam desconforto. Quando isso ocorre, o organismo produz pouca, ou não produz as enzimas necessárias para a digestão desses alimentos. “Ao receber esses alimentos, o corpo não consegue digeri-los e os considera estranhos. Então, na tentativa de defesa, procura expeli-los de alguma forma e isso é o que provoca indisposições” (Tobias Rabelo, especialista em nutrologia e nutrição, citado por Marcos Mundim).

De acordo com o Dr. Mundim, o inchaço principalmente na região do abdome, pernas e braços é uma das evidências de que algo está errado. E esse inchaço ainda pode vir acompanhado de gases, cólicas, olheiras, náuseas, dores de cabeça, fadiga, diarreia, urina com cheiro forte, alteração de humor e até mau hálito. Outros sintomas são rinite, gastrite, sinusite e amidalite constantes.

Essas manifestações não ocorrem, necessariamente, logo após a ingestão do alimento. Os sintomas podem aparecer durante um período que vai de três horas a três dias. (Flávia Cyfer, nutricionista, citada por Marcos Mundim). É justamente essa variação de tempo que faz com que a associação do sintoma com a causa seja difícil de ser encontrada, sem ajuda médica. 

Os causadores de intolerância alimentar mais freqüentes são: ovos, leite, soja, trigo e frutos do mar, além de corantes, conservantes e intensificadores de sabor presentes em produtos industrializados, enlatados e congelados.

É importante diferenciar intolerância alimentar e alergia alimentar. Embora os sintomas sejam semelhantes e estejam interligadas, não é a mesma coisa. A alergia alimentar é uma resposta exagerada do sistema imunológico ao contato com determinadas substâncias. Já a intolerância é a dificuldade da digestão de determinados alimentos não gerada pelo sistema de defesa.

Enfim, se você frequentemente se sente mal e acredita que o motivo seja algum alimento, não basta parar de comê-lo. Procure um profissional da saúde, que seja de sua confiança, para realizar exames e receber o tratamento correto. E adeus, sensação de inchaço!

Referência:
Blog Marcos Mundim – A medicina dos alimentos.
http://www.blogger.com/profile/02451876121983102044

Nenhum comentário:

Postar um comentário