segunda-feira, 26 de novembro de 2012

AMIGO DE SI MESMO (RELAÇÃO AFETIVA)


Em seu recém lançado livro "Quem pensas TU que eu SOU?" Abrão Slavutsky reflete sobre a necessidade de conquistar o reconhecimento alheio para que possamos desenvolver nossa auto estima. Mas como sermos percebidos generosamente pelo olhar dos outros? Já no prólogo, o autor oferece a primeira pilula de sabedoria. Ele reproduz uma questão levantada e respondida pelo filósofo Sêneca: "Perguntas-ma qual foi meu maior progresso? Comecei a ser amigo de mim mesmo". Ser amigo de si mesmo passa também pelo bom humos. "Para atingir a verdade, é preciso superar a seriedade da certeza". É uma frase genial. O bem humorado respeita as certezas, mas as transcende. Só assim o sujeito passa a se divertir com o imponderável da vida e a tolerar suas dificuldades.
Amigar-se comigo também passa pelo que muitos chegam de egoísmo, mas será? Se você faz algo de bom pra si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outro? Ora. Faça o bem para si e acredite: ninguém vai se chatear com isso. Negue-se a participar de coisas em que não acredita ou que simplesmente o aborrecem. Presentei-se com boa música , bons livros e boas conversas. 

Quem não consegue sozinho , deve acudir-se com um terapeuta. Só não pode esquecer: sem amizade por si próprio, nunca haverá progresso possível. Permanecerá enredado em sua própria angústias e sendo nada menos que seu pior inimigo. 

OBS: Amigo é quem fala comigo (não fala para mim, nem fala de mim) as duas faces da verdade: a bonita e a feia.

"O maior inimigo da verdade, é frequentemente, não a mentira deliberada, planejada, desonesta, mas sim o mito - persistente, estranhado e irreal." John F. Kennedy.

Referência bibliográfica

Martha Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário