sexta-feira, 11 de maio de 2012

PSICOTERAPIA DE FAMÍLIA

A psicoterapia de família é uma abordagem terapêutica onde todos os membros da família participam da sessão. Seu método de tratamento é direcionado ao grupo familiar como um todo e ao vínculo entre seus membros. 
Quando um indivíduo que vive em uma família manifesta um problema, este não é decorrência apenas de suas condições internas. Pode ter originado em suas interações com o contexto familiar e afetar os outros membros. Aí a importância em trabalhar as relações familiares. Se tratarmos apenas aquele membro que desenvolveu um problema, estaremos expondo os outros familiares a serem afetados pela mesma situação. O que se observa é que aquele indivíduo que manifestou primeiramente o problema está “denunciando” que há algo errado que precisa ser corrigido/melhorado.
O psicoterapeuta tem o papel de promover, através de suas intervenções, a autonomia, a saúde mental, o equilíbrio. Possibilita o desenvolvimento da consciência de suas dificuldades, atitudes e responsabilidade para gerar uma mudança individual em cada membro da família. É assim um facilitador para que cada um desses membros descubra, ou resgate, novas estratégias de funcionamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário